Tampo de Cozinha

 

O que é um Tampo de Cozinha?

Tampos são superfícies geralmente horizontais, utilizadas em cozinhas, mesas, balcão para bares, restaurantes, recepção de hotel, aparadores, laboratórios, hospitais e ambientes que envolva preparo de alimentos. No caso das cozinhas tradicionais, não raro os tampos são instalados sobre armários e gabinetes.
Tradicionalmente executados em material com 2 cm de espessura, os tampos e as bancadas são peças indispensáveis a qualquer construção .

 

Tampos de Cozinha

A altura ideal de instalação para um tampo de cozinha deve variar entre 90 e 110 cm dependendo da estatura de quem vá usá-la. Para garantir a estabilidade não devem ter mais de 300 cm de comprimento, aproximadamente de 60 a 70 cm do fundo até a frente e são desenhados de forma a ultrapassar em alguns centímetros sua base, facilitando o alcance de objetos na superfície. A profundidade mínima é de 60 cm (principalmente se forem usados para refeição). A borda, como é conhecida a região do tampo em sua extremidade, pode ser trabalhada em diversos acabamentos de acordo com a preferência de cada um.

O tampo de cozinha, na área considerada úmida, onde se encontra a cuba, faz-se um rebaixo em sua superfície evitando assim que a água alcance as partes secas do tampo ou mesmo derrame no chão.
A maioria dos tampos de cozinha é instalada com frontão, que é uma peça integrada ao tampo e em contato com a parede, o que impede que líquidos derramados sobre o tampo desçam para trás dele.

Ao longo dos tempos, inúmeras hipóteses de acabamento e soluções diferentes de perfis possíveis para o rebordo destas peças, que vão desde as mais simples às mais elaboradas. Os tampos podem ser cortados de forma a acomodar a instalação de pias, fornos, fogões e cooktops, além de acessórios integrados como tábuas para corte e escorredores .

 

Tampo de Cozinha Tipo Pedras Naturais

Para a confecção de tampos de cozinha, as pedras naturais são materiais muito utilizados em tampos de cozinha, cortadas por marmoristas nas medidas específicas. O granito é o material recomendado, além de ser mais popular pelo seu custo e por sua abundância no território brasileiro é mais resistente ao contato com substâncias ácidas que os demais materiais naturais como o mármore, limeston, travertino entre outros. Os países com maior quantidade de granito são o Brasil, a Índia, a Finlândia e a Noruega, além também de vários países africanos.

O mármore, por sua vez, é mais tradicionalmente explorado em países como a Grécia, Turquia e Itália, porém também bastante popular no Brasil. O mármore é considerado mais elegante e fino que o granito, porém face às suas características e propriedades deve ser usado em áreas menos suscetíveis a produtos corrosivos, sendo assim não são indicados para locais onde haja manipulação de produtos ácidos, químicos e etc. como tampos de cozinha, laboratórios, consultórios médicos, dentários e outros.

O mármore e o granito são materiais caros para grandes extensões, mas dão um charme especial quando aparecem em tampos e pias de cozinhas. Apresentam em várias versões e ficam interessantes quando combinados entre si.

 

Tampo de Cozinha Tipo Madeira

A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções.

Tampos de madeira são desenhados e elaborados por marceneiros. Tais tampos de cozinha requerem um cuidado extra, pois a principal característica é a facilidade de absorção de água além de ser altamente suscetíveis à proliferação de bactérias, sendo, portanto, menos higiênicos que outras superfícies menos porosas. Precisando assim de cuidados especiais com impermeabilizantes.

 

 

Tampo de Cozinha Tipo Aço Inoxidável

O aço inoxidável é uma liga de ferro e crómio, podendo conter também níquel, molibdénio e outros elementos, que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns.

Tampos de aço inoxidável geralmente são escolhidos por sua alta resistência à oxidação atmosférica e a corrosão além da sua aparência higiênica. Tampos de aço inoxidável são também até certo ponto ecológicos, pois tal material é recicláve.

 

 

Tampo de Cozinha Tipo Laminados

Laminados são materiais formados a partir da união de duas ou mais camadas em uma única peça. No caso dos tampos, os laminados são a opção mais barata do mercado. Entretanto a qualidade, aparência e durabilidade de tais superfícies estão abaixo do padrão das demais, mas são uma opção para o publico de baixa renda. A idéia dos laminados nas bancadas é imitar a pedra natural ou a superfície acrílica. Trata-se de um “desenho” feito sobre um plástico imitando o movimento das pedras ou a solidez das superfícies acrílicas e de quartzo.

 

 

 

Tampo de Cozinha Tipo Superfície de Quartzo

Tampos de quartzo, como as marcas Technistone®, Okite® e Silestone® estão sendo cada vez mais utilizados no Brasil. Sua superfície não porosa onde se assemelha ao vidro e altamente resistente a manchas de café, vinho, limão, azeite de oliva, vinagre e muitos outros produtos de uso diário.
Sua propriedade não confere ambiente favorável a proliferação de fungos e bactérias (não porosidade – o que garante eficácia contra fungos e bactérias, homogeneidade, cores vivas e homogêneas, durabilidade) faz deste material uma das soluções mais atraentes em superfície na decoração da cozinha contemporânea. Graças a suas excelentes propriedades e características, além de fácil limpeza e manutenção, também é indicado para uso em laboratórios, clinicas e hospitais.

 

Tampo de Cozinha Tipo Nanoglass®

O Nanoglass® é um material industrializado de alta tecnologia, obtido a partir de matérias primas selecionadas – em destaque os cristais de vidro de elevada pureza e granulometria homogênea – onde o processo produtivo nanotecnológico permite uma fusão constante e equilibrada, produzindo assim chapas planas em formato retangular, que após o procedimento de polimento obtemos uma superfície cristalizada de vidro com nanotecnologia.

 

 

 

Tampo de Cozinha Tipo Superfície Sólida de Acrílico

Crescendo exponencialmente no Brasil, tampos feitos de superfícies sólidas de acrílico é a tendência mais aclamada no ramo da arquitetura e decoração contemporânea. A combinação entre minerais naturais e acrílico de alta qualidade deu origem a uma superfície sólida para aplicações residenciais, comerciais ou áreas de saúde e laboratórios. Maciço e resistente pode ser utilizado em bancadas, móveis e revestimentos de paredes.

Por suas emendas imperceptíveis e sua superfície completamente higiênica, é amplamente recomendada para cozinhas. É ainda um material único por ser apresentado em coloração 100% branca. Algumas das marcas comercializadas no Brasil são: Auriom® e Corian® .

 

Tampo de Cozinha Tipo Superfície Cristalizada de Vidro

A superfície cristalizada de vidro, ou Marmoglass® como é mais conhecida pela, é outra opção para executar um bom tampo de cozinha. Sua superfície é composta de vidro obtendo assim um material livre de porosidade, com um brilho intenso e atendendo aos pré-requisitos do arquiteto moderno.

Muito utilizado na cor branca, o Marmoglass® é um material fácil de limpar e que tem um baixo custo de manutenção. Procure sempre buscar o Marmoglass® comercializado por empresas importadoras que já tem experiência de mais de 5 anos com esse material

 

Tampo de cozinha tipo lâmina porcelânica

A Lâmina Porcelânica The Size® é um material de alta tecnologia, composto de matéria prima 100% natural, que resulta em chapas de grandes dimensões com 3 ou 5 mm de espessura.

A Lâmina Porcelânica The Size® concentra as melhores características do porcelanato, composto de argila e demais minerais triturados, tornando-se ideal para compor tampos e bancadas de cozinhas, seja residencial ou comercial.

O material é comercializado nas dimensões 365 cm x 123 cm, favorecendo projetos para bancadas e tampos, minimizando emendas e valorizando as pias de cozinhas, além de ser impermeável, leve, higiênico, resistente a propagação de fogo e elevadas temperaturas, além de resistente a produtos químicos.

 

 

Conheça mais sobre tampo de cozinha visitando os sites:

 

 
 

 

Alicante

A Alicante Comércio Importação e Exportação, nasceu em 1995 na cidade de São Paulo e deve o seu nome ao fato de ter começado suas atividades, importando mármores espanhóis provenientes da cidade de Alicante na Espanha.

De lá pra cá, a empresa expandiu e instalou suas atividades em seis depósitos estrategicamente espalhados pelo Brasil, nas cidades de São Paulo-SP, Goiânia – GO, Curitiba – PR, Cachoeiro de Itapemirim – ES, Rio de Janeiro – RJ e Santa Bárbara d’Oeste, além de duas distribuidoras autorizadas, Londrina e Maringá.

Atualmente, a Alicante comercializa materiais naturais provenientes de diversas partes do mundo, como Mármores, Travertinos, Granitos, Ônix e Limestones, e também materiais industrializados de alta performance, como Aglostone®, Nanollato®, Auriom®, Nanoglass®, Marmoglass e Technistone®. A variedade e qualidade de produtos e materiais, a quantidade a pronta entrega, a agilidade face à excelente logística de distribuição para todo o território nacional, a infra-estrutura, o atendimento especializado por parte dos consultores de vendas, a política transparente, ética, valorização e respeito ao marmorista, os trabalhos de divulgação junto aos especificadores, atrelados a uma política sócio-empresarial responsável, fazem da ALICANTE uma das mais conceituadas empresas do setor no Brasil.

 

Alicante – Soluções de Qualidade em Superfície

Alicante - Sua melhor opção em tampo de cozinha
     
Matriz: São Paulo 11 - 2795-3666
     
Filiais: Goiânia 62 - 3278-0033
  Curitiba 41 - 3039-5656
  Cachoeiro de Itapemirim 28 - 2101-0869
  Rio de Janeiro 21 - 2427-0040
  Santa Bárbara d´Oeste 19 - 3454-4048
     
Distribuidores: Londrina - PR 43 - 3329-0408
  Maringá - PR 44 - 3229-2247 
     
Matriz - Avenida Tenente Amaro Felicíssimo da Silveira, 55
Parque Novo Mundo – CEP: 02177-010
São Paulo – SP – Brasil
Site: www.alicante.com.br
E-mail: info@alicante.com.br
Conheça mais sobre a Alicante e Lâmina Porcelânica:

 

Atalhos

Para agilizar a sua navegação, disponibilizamos alguns links diretos:

Materiais Naturais: Materiais Industrializados:
• Mármores
• Granitos
• Limestones
• Travertinos
• Pórfido
• Ônix
• Aglostone
• Composite Stone
• Nanoglass®
• Marmoglass
• Technistone

 

Sites do Grupo

Para agilizar a sua navegação, disponibilizamos alguns links diretos:

• Alicante - Soluções de Qualidade em Superfície
• Auriom®
- Superfície Sólida de Acrílico
• Aglostone®
- Superfície de Mármore Composto
• Marmoglass
- Superfície Cristalizada de Vidro
• Nanoglass®
- Superfície Cristalizada de Vidro
• Technistone®
- Alta Tecnologia em Superfície de Quartzo
• TheSize®
- Lâmina Porcelâmica

 

Sites de Apoio

Conheça todos os hotsites que criamos para facilitar a sua navegação:

bancada de cozinha
cerâmica slim
granito industrializado
lâmina porcelânica
mármore artificial
mármore composto
mármore industrializado
pedra artificial
pia de cozinha
soluções em superfície
superfície acrílica
superfície de quartzo
superfície sólida
tampo de cozinha

criação de site LOBBUS · otimização de site LOBBUSCA